ECE R90
ECE R90 é um regulamento especifica do design, construção e requisitos de desempenho e protocolos de teste para lonas de freio de reposição para veículos automóveis e reboques.
R90 zela por pastilhas a serem testadas pela sensibilidade de velocidade, desempenho fria, e substituição de pastilhas e sapatas de freio que estão autorizados a desviar-se das características de atrito de suas contrapartes originais de equipamento por não mais do que 15%. Além disso, R90 requer uma, inviolável, embalagem selada para as pastilhas de freio de reposição.
A homologação de R90 é necessária para todos as linhas de freio para substituição em toda a União Europeia e nos países não-europeus que adotaram Regulamentos ECE.
Protocolos de teste exigidos pelo regulamento R90 incluem:
- Assentamento (polimento)
- Checagem de performance
- Testes de freio
- Equivalência de desempenho frio e Testes de Sensibilidade de Velocidade.
Para os testes de freio no veículo, ao modo que as pastilhas de substituição são projetadas, é instalado um dinamômetro de inércia instrumentado para a gravação contínua de velocidade rotativa, torque de freio, a pressão da linha de freio, número de rotações após a aplicação do freio, tempo de frenagem, e temperatura do rotor do freio.
R90 zela por pastilhas a serem testadas pela sensibilidade de velocidade, desempenho fria, e substituição de pastilhas e sapatas de freio que estão autorizados a desviar-se das características de atrito de suas contrapartes originais de equipamento por não mais do que 15%. Além disso, R90 requer uma, inviolável, embalagem selada para as pastilhas de freio de reposição.
A homologação de R90 é necessária para todos as linhas de freio para substituição em toda a União Europeia e nos países não-europeus que adotaram Regulamentos ECE.
Protocolos de teste exigidos pelo regulamento R90 incluem:
- Assentamento (polimento)
- Checagem de performance
- Testes de freio
- Equivalência de desempenho frio e Testes de Sensibilidade de Velocidade.
Para os testes de freio no veículo, ao modo que as pastilhas de substituição são projetadas, é instalado um dinamômetro de inércia instrumentado para a gravação contínua de velocidade rotativa, torque de freio, a pressão da linha de freio, número de rotações após a aplicação do freio, tempo de frenagem, e temperatura do rotor do freio.